Páginas

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Pure apresenta DirectFlash Fabric, NVMe-oF para FlashArray

A Pure Storage, líder em soluções de armazenamento em flash, lançou uma inovação revolucionária: o DirectFlash Fabric. Essa tecnologia representa o reconhecimento do papel fundamental do NVMe (Non-Volatile Memory Express) ao liberar todo o potencial do armazenamento em flash.


Desde o lançamento do FlashArray//X NVMe e da tecnologia DirectFlash, ficou evidente o impacto transformador do NVMe em relação aos tradicionais SSDs SAS e SATA. Agora, a Pure Storage avança para a próxima etapa, permitindo que os servidores utilizem o NVMe sobre Fabrics (NVMe-oF) de forma nativa para acessar o FlashArray™, o que resulta em ganhos ainda maiores de desempenho e eficiência de armazenamento. Com a versão 5.2 do Purity, o NVMe-oF sobre RDMA (Remote Direct Memory Access) com RoCE (RDMA over Converged Ethernet) já está disponível no FlashArray//X.


Anteriormente, alguns aplicativos online e SaaS eram limitados a utilizar o armazenamento de conexão direta (DAS) devido a algumas limitações do iSCSI (Internet Small Computer System Interface). A sobrecarga do processamento SCSI e TCP nos servidores era uma preocupação e muitas vezes não era viável ou desejável adicionar uma SAN (Storage Area Network) Fibre Channel ao data center que operava exclusivamente com Ethernet.


Entretanto, o cenário mudou com o advento do DirectFlash Fabric. A combinação de switches Ethernet 25G e 100G, juntamente com placas de rede (NICs) da Broadcom, Cisco, Marvell e Mellanox, que suportam RDMA sobre Ethernet Convergente (RoCE), possibilitou a criação de malhas Ethernet de alto desempenho para armazenamento de classe empresarial. O NVMe-oF é executado com eficiência sobre o RoCE, trazendo o comprovado desempenho do NVMe para um padrão amplamente adotado pelo setor de armazenamento.


Comparando o NVMe/RoCE com o iSCSI em uma estrutura semelhante, o desempenho obtido para os aplicativos acelera de maneira impressionante, com o benefício adicional de contar com serviços de dados corporativos.


Os aplicativos que mais se beneficiam com essa aceleração são aqueles criados no ambiente Linux, incluindo bancos de dados NoSQL e SQL. O NVMe colaborou efetivamente com a comunidade Linux, proporcionando suporte de driver de código aberto para o kernel do Linux no mesmo dia em que o padrão foi lançado. Distribuições Enterprise Linux, como Red Hat Enterprise Linux e SuSE Linux Enterprise Server, já incluem os drivers NVMe/RoCE.


O NVMe-oF não se limita apenas ao RoCE, havendo também suporte para Fibre Channel e TCP. A Pure Storage planeja implementar NVMe/FC e NVMe/TCP no futuro. No entanto, a escolha inicial pelo NVMe/RoCE foi estratégica, pois permitiu resolver problemas específicos para clientes que não considerariam o FlashArray como opção. Além disso, o protocolo RoCE já conta com um amplo suporte em sistemas operacionais e aplicativos.


Vale destacar que a Pure Storage não busca declarar que o Fibre Channel está obsoleto, pois o NVMe/FC e o NVMe/RoCE possuem diferenças menos extremas do que o NVMe/RoCE e o iSCSI. O Fibre Channel é um mercado mais conservador, com requisitos específicos de suporte a aplicativos e sistemas operacionais, como o VMware, que ainda não lançou drivers NVMe-oF. No entanto, a Pure Storage trabalha constantemente no desenvolvimento do NVMe/FC e busca oferecer a melhor solução para quem busca armazenamento Fibre Channel.


A implementação do DirectFlash Fabric representa um avanço significativo na jornada da Pure Storage com o NVMe, proporcionando aos clientes a experiência de desempenho e eficiência que apenas a tecnologia NVMe pode oferecer. A Pure Storage continua comprometida em inovar e impulsionar o armazenamento em flash para novos patamares, garantindo a máxima satisfação e resultados excepcionais aos seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário